Teatro Ipanema
Rua Prudente de Morais 824
Baseada no conto homônimo escrito por Nikolai Gogol, a montagem dirigida por Eduardo Vaccari conta a história do escrevente de repartição pública Akkaki Akakievitch que, para conseguir comprar um capote, deve se submeter as mais adversas e humilhantes restrições financeiras. No elenco, 21 atores formados pela Faculdade CAL de Artes Cênicas.
Através de uma narrativa reflexiva, tragicômica e altamente crítica, o espetáculo traz à tona questionamentos ainda vigentes em nossa sociedade, como a relação de submissão entre o homem e o poder político que rege e dita as regras do jogo social.
Filosófica em sua concepção e linguagem, a peça coloca em xeque a pequenez do ser humano inserido na metrópole enquanto tenta aplacar suas necessidades mais básicas.
Escrita em 1842, O Capote é considerada uma das obras primas da literatura russa. Por causa de seu cunho social, o conto teve papel de destaque no desenvolvimento da literatura russa a partir o século 19. Segundo outro célebre autor russo, Dostoievski, O Capote é um dos pilares do realismo russo. "Todos nós saímos do Capote de Gogol" diz a famosa frase de Dostoievski.
Romancista, contista e dramaturgo, Gogol escreveu para periódicos de São Petersburgo. Chegou a ocupar cargos menores da burocracia czarista. Os temas que destaca em seus livros estão relacionados ao povo e as tradições rurais da Ucrânia, onde nasceu em 1809.
Nikolai Gogol
Eduardo Vaccari
Rodrigo Viegas
Charles Kahn
Wilson Reiz
Nívea Faso
Rita Ariani
Alvaro Victor
Ana Gaio
Marcia Quarti
Joyce Martins
Leticia Machado
Pedro Mussi
CAL - Casa das Artes de Laranjeiras